Você sabe o que é ansiedade, e quando ela se torna um problema?
- Psicóloga Lúcia Reis
- 13 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de fev. de 2023

Ansiedade é uma preocupação intensa, um medo excessivo e persistente perante situações cotidianas.
Nesses momentos podem ocorrer, frequência cardíaca elevada; sensação de cansaço; respiração alterada; suor; irritabilidade e tensão muscular. E até aí é normal, faz parte da reação natural do nosso corpo, é simplesmente o Sistema nervoso simpático e parassimpático entrando em ação.
O sistema nervoso simpático é responsável pelas alterações no organismo em situações de estresse ou emergência. Assim, deixa o indivíduo em estado de alerta, preparado para reações de luta e fuga. O sistema nervoso parassimpático tem a função de fazer o organismo retornar ao estado de calma em que o indivíduo se encontrava antes da situação estressante.
Sendo assim, a ansiedade funciona como um mecanismo de sobrevivência para lidar com as situações de perigo, por isso é normal sentir-se ansioso diante de algumas situações, entretanto, se essa ansiedade está te impedindo de atender às demandas da vida, temos aí um sinal de que algo não está bem.
Então você deve está se perguntado, quando a ansiedade passa a ser um problema?
Quando ela é excessiva, causando paralisia, descontrole e comprometimentos para a qualidade de vida. Quando o sistema nervoso simpático e parassimpático já não reconhece com clareza o perigo real, e/ou não faz o indivíduo voltar ao estado de calma, sendo assim ela começa a causar prejuízo na vida do indivíduo.
Nesses casos não se trata mais de uma ansiedade, mas um transtorno de ansiedade. As características dos transtornos de ansiedade incluem medo, ansiedade excessiva e perturbações comportamentais relacionadas. O medo é a resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida, enquanto a ansiedade é a antecipação de ameaça futura, como consequência temos as perturbações comportamentais relacionadas.
Sendo assim, você deve está se perguntado, quais os sintomas do transtorno de ansiedade?
Pensamentos acelerado; esgotamento; preocupação excessiva; nó na garganta; fadiga; sensação de morte; dor no peito; medos irracionais; ranger de dentes; gastrite; mudanças no apetite, dentre outros, causando grandes prejuízos na qualidade de vida.
O que é importante destacar, é que se a ansiedade não for trabalhada, pode abrir caminho para outros transtornos ansiosos, como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), pânico, estresse pós-traumático, compulsão alimentar, anorexia nervosa, fobias entre outros.
Por isso fique atento e procure ajuda!





Comentários